Grades Magnéticas

As grades magnéticas Bramis são desenvolvidas para dar o máximo de eficiência em retenção de partículas ferromagnéticas indesejadas. Compostas por tubos em aço inoxidável com acabamento sanitário e por componentes magnéticos extremamente fortes em seu interior. A estrutura das grades é muito resistente, possibilitando a utilização em ambientes com abrasão, impacto, produtos corrosivos, exceto temperaturas muito elevadas (>100°C ou >>°350C). Uma das maiores vantagens das barras magnéticas é que seu magnetismo não cessa espontaneamente devido à alta capacidade dos imãs de reter magnetismo. Existem três tipos principais de grades magnéticas (esta divisão é feita de acordo com os sistemas de limpeza) as grades simples, as grades semi-automáticas e as totalmente automáticas.

Um fator importante é o fluxo magnético que determina a força de atração de partículas ferrosas, como os campos são concentrados, podem variar de densidade de fluxo de acordo com a configuração magnética escolhida e o tipo de imã. Quanto mais concentrado o campo, maior a densidade em relação ao produto energia do imã, porém menor a profundidade de penetração do campo (vulg. Altura de campo) e maior o custo do equipamento.

Os sistemas internos são compostos com tecnologia para direcionar e ampliar campos magnéticos e sua área de atuação. Existem as grades de Ferrite, nos modelos 1.200 Gauss e 1.800 Gauss, as grades de Samário Cobalto que podem ser de 3.000 Gauss, 4.500 Gauss, 6.000 Gauss e 9.000 Gauss e as grades de Neodímio Ferro Boro nos modelos 4.500 Gauss, 7.500 Gauss e 10.000 Gauss. A Bramis têm trabalhado arduamente para desenvolver equipamentos com campos magnéticos (Br) mais fortes para aplicações especiais que exijam muita força de captação de partículas e micro-partículas.

Grades Gaveta

As grades magnéticas de gaveta Bramis são desenvolvidas para dar o máximo de eficiência em retenção de partículas ferromagnéticas indesejadas. Compostas por tubos em aço inoxidável com acabamento sanitário e por componentes magnéticos extremamente fortes em seu interior. A estrutura das grades é muito resistente, possibilitando a utilização em ambientes com abrasão, impacto, produtos corrosivos, exceto temperaturas muito elevadas (>100°C ou >>°350C). Uma das maiores vantagens das barras magnéticas é que seu magnetismo não cessa espontaneamente devido à alta capacidade dos imãs de reter magnetismo. Existem três tipos principais de grades magnéticas (esta divisão é feita de acordo com os sistemas de limpeza) as grades simples, as grades semi-automáticas e as totalmente automáticas.

Um fator importante é o fluxo magnético que determina a força de atração de partículas ferrosas, como os campos são concentrados, podem variar de densidade de fluxo de acordo com a configuração magnética escolhida e o tipo de imã. Quanto mais concentrado o campo, maior a densidade em relação ao produto energia do imã, porém menor a profundidade de penetração do campo (vulg. Altura de campo) e maior o custo do equipamento.

Grades Simples

Fornecidas em diversos formatos e modelos, tais como redondas, quadradas, retangulares, trapezoidais, gavetas e formatos especiais. As Grades Magnéticas Bramis são geralmente indicadas para silos, calhas, bombas de sucção, tubulações, dutos, moegas de ensaque e quaisquer outros processos que necessitem da retenção de partículas magnéticas.

As grades simples são construídas segundo a geometria do local e se acomodam perpendicularmente ao curso, mas sem interromper ou atrapalhar a vazão do material. A distância entre tubos é pré-definida de acordo com cálculos da interação dos campos magnéticos e uma vazão mediana que não interrompa o fluxo do material. Para maior eficiência os tubos são ajustados para haver o máximo de contato possível com o material, para evitar que alguma partícula ferrosa passe entre os tubos defletores de fluxo são posicionados acima, e ainda servem como estrutura de reforço para a grade como um todo, dando assim uma característica muito importante que é a durabilidade e resistência.

No processo de limpeza, quando os tubos estão saturados de contaminantes ferrosos é necessário efetuar uma remoção da grade do local de instalação e executar a limpeza com bicos de ar ou outros métodos, por este motivo ela é dita manual. Algumas grades podem vir com raspadores individuais nos tubos, como pode ser visto nas grades gaveta.

Grades Semi-Automáticas

Geralmente aplicadas em tubulações, dutos, calhas, saída de silos e etc., alimentadas por gravidade ou por bombas de sucção. Diferente das grades simples, as grade semi-automáticas Bramis são compostas por um corpo robusto, chamado de carcaça, que se adapta às conexões existente, protege os tubos magnéticos e o material do contato com o exterior, dando assim muita segurança e eficiência ao processo.

O sistema de limpeza pode ser por raspadores plásticos ou por tubos deslizantes, em ambos os casos não há necessidade de remoção do equipamento do local de instalação, as impurezas são encaminhadas para uma gaveta coletora que deve ser limpa periodicamente para evitar que o ferro volte para os tubos ou caia junto ao fluxo.

Devido a sua alta relação custo beneficio, esta grade é uma das mais comerciais e de vasta aplicação na indústria, são indicadas para produção de volumes médios de produção.

Grades Automáticas

Clientes que querem automatizar sua produção, ou aumentar seu volume de produtos não podem interromper os processos com tanta freqüência, para isso a Bramis desenvolve grades 100% automáticas que efetuam a limpeza dos tubos sem interromper totalmente a zona de captação magnética. O sistema de limpeza pode ser tanto pneumático quanto mecânico. Temporizadores eletrônicos controlam a periodicidade da limpeza o que faz com que os tubos estejam sempre limpos e com maior área magnética exposta.

As grades magnéticas Bramis vem sendo aperfeiçoadas no decorrer de anos de experiência de seus profissionais, muito problemas foram corrigidos, muitos avanços em força magnética e sistemáticas de captação foram elaborados, portanto, ao pesquisar sobre sistemas de separação automática, conte com a Bramis, faça sua cotação.